terça-feira, 19 de novembro de 2013

E.M.E.F. Profº Francisco Dias Negrão

Sala de aula: Dinamismo e interesse

Utilizando redes sociais de forma crítica

Entre as redes sociais, o face é o que vem  sendo mais acessado, tornando o mais atrativo do que orkut ou qualquer outra,  no qual conhecemos novas pessoas e  reencontramos antigos amigos.

Através dessas redes, é possível aprimorarar meus conhecimentos, tirar dúvidas e compartilhar assuntos, ou atividades que considero interessante.

Apesar de tudo estar sendo uma novidade, estou aos poucos me adaptando a essa nova tecnologia, conseguindo neste curso da e-proinfo auxílio do professor e também das minhas amigas que trabalham comigo e as reencontro anoite neste curso, que mesmo cansadas de um dia  exaustivo de trabalho, torna se  uma aula agradável e adquirindo com essas aulas novos conhecimentos.

Utilizando redes sociais de forma crítica



Para Boyd e Ellison (2007) as redes sociais servem para conectar amigos, a escolha de uma rede costuma ser realizada pela popularidade entre os pares,pois quanto mais conhecidos fizerem parte da mesma rede, mais útil e interessante ela será.
Além do contato em si, para que os vínculos se consolidem, existe a necessidade de estabelecer bases compartilhadas de interesses, linguagens e códigos de identidade de grupo.
Antigamente eu acessava o Orkut, mas agora a rede social que mais utilizo é o Facebook, o ingresso nesta rede ocorreu por causa de um curso da Nova Ortografia (do CAPES), onde a professsora que ministrava este curso postava atividades no facebook.
A única coisa que eu sabia mexer era curtir e comentar.Eu não sabia postar mensagens com imagens, mas eu aprendi com minha amiga Cíntia quando comecei a cursar o E-proinfo e também aprendi mandar a mesma mensagem para vários amigos através das explicações de outra amiga Lucimara.
A internet possibilita a redução do tédio e da alienação, a exploração independente e segura, a possibilidade de rastreamento aumentada e a possibilidade de vigilância.


Utilizando redes sociais de forma crítica

         Venho participando das redes sociais orkut e facebook. O orkut há bastante tempo, porém raramente faço login, pois o facebook, tem sido mais interessante, e é atualmente o que eu mais acesso.
Conheci o orkut na época da faculdade por volta de 2006, já o facebook é mais recentemente, pois eu me inscrevi em 2011.
      O motivo que me levou a participar do orkut foi simplesmente para me comunicar com amigos e parentes, principalmente os que moram em outras cidades distantes e os quais raramente vejo pessoalmente.
Porém o facebook surgiu em minha vida de forma diferente, pois foi uma necessidade colocada pela Profª Denise Bertolucci, com a qual, eu e outros professores da rede municipal de educação, realizamos um curso sobre a nova ortografia ministrada por ela.
       Em uma das aulas essa professora nos levou ao laboratório de informática da Fatec, onde fizemos o curso, para nos inscrevermos no facebook, pois ela deixou claro que seria bom para nos conectarmos com ela, ler e compartilhar arquivos, notícias etc, sobre o curso. Na época ela compartilhava muitos artigos sobre o assunto para enriquecer nosso curso, os quais ela pedia para que a gente acessasse e lêssemos. Foi um ótimo curso!
         E foi assim que comecei a participar do facebook.
      Com essas novas redes sociais surgindo, a gente vem sempre aprendendo coisas novas, as vezes precisamos de ajuda de colegas para aproveitar melhor essas ferramentas, as vezes descobrimos coisas novas e repassamos também sempre que alguém solicita nossa ajuda, assim, vamos enriquecendo nossos conhecimentos e aproveitando o melhor dessas redes.
      As principais atividades que realizo é obter informações importantes sobre educação, repassar e compartilhar com amigos e também como momentos de lazer e diversão, falando com os amigos, sempre que possível, compartilhando mensagens que edificam o ser humano.
       Acredito que as redes sociais facilitam nossas ações educativas, à medida que nos comunicamos e compartilhamos assuntos, notícias, artigos, etc que dizem respeito aos nosso trabalho e que tem o objetivo de levar o conhecimento para um maior número de pessoas em um espaço de tempo mais curto e de forma mais rápida.
      Comparando-se as redes sociais ao pro-info, acredito que é bem parecido, entretanto, ainda é um pouco tímido o seu uso, talvez porque ainda não dominamos essas ferramenta, mas que é muito poderosa para nós enquanto educadores.

segunda-feira, 18 de novembro de 2013

Utilizando redes sociais de forma crítica e produtiva


Eu não me recordo ao certo quando iniciei minha vida na web, mas quando tinha 16 anos fiz um curso de 1 ano de informática “MS-DOS”, Word, Excel. Lembro-me de amar as aulas e que ia com uma amiga, e olha que nem internet ainda era uma coisa muita usual aqui no Brasil. e logo a INTERNET chegou, lenta, discada, mas eram o máximo os chats... e o IG era o site mais usado entre meus amigos, todos tínhamos e-mails do IG. O segundo o passo foi o MSN, com ele podíamos conversar com pessoas em qualquer parte do mundo em tempo real, parecia até difícil de acreditar! E depois o Orkut... como eu quis um convite para ingressar, e assim comecei a conhecer as redes sociais e a encontrar pessoas que não via a muito tempo. E nesses 20 anos aprendi com meu marido muito já que ele também adora internet, ajudei parentes a se comunicarem com quem morava longe, auxiliei amigos “professores”, pois muitos eram avessos às tecnologias, mostrei para alguns a praticidade de se ter uma prova digitada e arquivada, uso da lousa digital para enriquecimento das aulas, e hoje posso dizer q a grande maioria faz uso das tecnologias. E hoje com o GOOGLE DRIVE o cd e a pendrive ficaram obsoletas, podemos arquivar todo tipo de documento coisa e acessá-los de qualquer lugar, fazendo assim com que tenhamos mais comodidade e segurança, já que precisamos de uma senha para abrir os arquivos. E agora nesse novo Ambiente e-ProInfo, ainda estou começando a conhecê-lo mais já percebi que ainda tenho muito a aprender e espero que isso ajude nas minhas práticas educativas.