terça-feira, 19 de novembro de 2013

Utilizando redes sociais de forma crítica

         Venho participando das redes sociais orkut e facebook. O orkut há bastante tempo, porém raramente faço login, pois o facebook, tem sido mais interessante, e é atualmente o que eu mais acesso.
Conheci o orkut na época da faculdade por volta de 2006, já o facebook é mais recentemente, pois eu me inscrevi em 2011.
      O motivo que me levou a participar do orkut foi simplesmente para me comunicar com amigos e parentes, principalmente os que moram em outras cidades distantes e os quais raramente vejo pessoalmente.
Porém o facebook surgiu em minha vida de forma diferente, pois foi uma necessidade colocada pela Profª Denise Bertolucci, com a qual, eu e outros professores da rede municipal de educação, realizamos um curso sobre a nova ortografia ministrada por ela.
       Em uma das aulas essa professora nos levou ao laboratório de informática da Fatec, onde fizemos o curso, para nos inscrevermos no facebook, pois ela deixou claro que seria bom para nos conectarmos com ela, ler e compartilhar arquivos, notícias etc, sobre o curso. Na época ela compartilhava muitos artigos sobre o assunto para enriquecer nosso curso, os quais ela pedia para que a gente acessasse e lêssemos. Foi um ótimo curso!
         E foi assim que comecei a participar do facebook.
      Com essas novas redes sociais surgindo, a gente vem sempre aprendendo coisas novas, as vezes precisamos de ajuda de colegas para aproveitar melhor essas ferramentas, as vezes descobrimos coisas novas e repassamos também sempre que alguém solicita nossa ajuda, assim, vamos enriquecendo nossos conhecimentos e aproveitando o melhor dessas redes.
      As principais atividades que realizo é obter informações importantes sobre educação, repassar e compartilhar com amigos e também como momentos de lazer e diversão, falando com os amigos, sempre que possível, compartilhando mensagens que edificam o ser humano.
       Acredito que as redes sociais facilitam nossas ações educativas, à medida que nos comunicamos e compartilhamos assuntos, notícias, artigos, etc que dizem respeito aos nosso trabalho e que tem o objetivo de levar o conhecimento para um maior número de pessoas em um espaço de tempo mais curto e de forma mais rápida.
      Comparando-se as redes sociais ao pro-info, acredito que é bem parecido, entretanto, ainda é um pouco tímido o seu uso, talvez porque ainda não dominamos essas ferramenta, mas que é muito poderosa para nós enquanto educadores.

Nenhum comentário:

Postar um comentário